Aviso, alerta e ação: governo do RS anuncia novo modelo de gestão da pandemia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite anunciou, na tarde desta sexta (14), o novo modelo de gestão da restrição de atividades diante da pandemia, que tem o objetivo de simplificar os protocolos e aperfeiçoar o sistema. O novo modelo está baseado, segundo o governo, em três As: aviso, alerta e ação.  

O site oficial do substituto do distanciamento controlado já está no ar, acesse e confira as principais mudanças nos protocolos.

Com o novo modelo, o RS passará a contar com três niveís de classificações para a gravidade da pandemia nas regiões, substituindo as cores da bandeiras do modelo anterior. Agora, serão avisos, alertas e ações. No primeiro, não existe obrigação das regiões de agirem, trata-se, segundo o governador, de uma chamada de atenção.

Os alertas, por sua vez, serão emitidos quando uma tendência grave for observada pelo GT Saúde do Comitê de Dados da pandemia. Esse alerta será enviado ao Gabinete de Crise, que analisará se formaliza ou não o alerta para a região. Ao ser acatado, a região, aí sim, precisará agir.

No nível mais grave, a ação, caberá a região apresentar um nível de resposta ao Gabinete de Crise. O Estado analisará, e, entendendo a resposta ser adequada, a região deve aplica-lá imediatamente. Caso a resposta não seja adequada, o governo pode estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.

Protocolos

No novo modelo, a população será regida por dois tipos de protocolos: os gerais e os de atividades. Os protocolos gerais serão definidos pelo governo do Estado e devem ser seguidos obrigatoriamente por toda a população, em todas as atividades e em todos os municípios.

Já, os protocolos de atividades, são subdivididos entre obrigatórios e variáveis. Os da primeira categoria são específicos e devem ser seguidos para cada atividade e os variáveis serão propostos pelo Estado como padrão, mas poderão ser ajustadas por uma determinada região para adequá-las à sua realidade. Caberá as regiões terem dois terços de aprovação entre as prefeituras do município e os protocolos serem enviados ao governo estadual.

— Nós temos uma nova realidade. Depois de um ano de distanciamento controlado, aprendemos muito em relação à pandemia, aprendemos a controlar, ter uma leitura melhor por parte da nossa equipe técnica de forma mais consistente, e os ajustes que foram necessários em relação à pandemia nos fizeram ter que realizar diversas mudanças. Entendemos que precisávamos mudar essa ferramenta e era o momento oportuno — disse o governador, citando também os “ataques” sofridos ao modelo de distanciamento controlado.

Ao apresentar o novo sistema de gestão de atividades na pandemia do coronavírus, Leite destacou que, apesar da redução recente no número de casos e óbitos, houve um aumento de casos na Argentina e no Uruguai que chamam atenção do Estado.

Leite alertou que as regiões de Santo Ângelo, Ijuí e Cachoeira do Sul são as que geram maior preocupação no governo estadual neste momento. Segundo o novo modelo, o Comitê de Dados definirá se essas regiões receberão “avisos” nos próximos dias.

Veja o que muda e permanece em cada área de atuação:

Assistência à Saúde Humana
Assistência Social

Assistência Veterinária e Petshops (Higiene)

Atividades Administrativas e Call Center
Atividades físicas em academias, clubes, centros de treinamento, piscinas, quadras e similares
Atividades Imobiliárias, Profissionais, Científicas e Técnicas
Bancos e Lotéricas
Cinema, Teatros, Auditórios, Circos, Casas de Espetáculo, Casas de Shows e similares

Clubes sociais, esportivos e similares

Comércio e Feiras Livres
Competições Esportivas

Condomínios

Correios e Entregas

Educação e Cursos Livres

Ensino de Esportes, Dança e Artes Cênicas
Estacionamentos
Eventos infantis, sociais e de entretenimento
Eventos não especificados, em ambiente aberto ou fechado
Eventos tipo Drive-in (shows, cinemas etc.)
Feiras e Exposições Corporativas, Convenções, Congressos e similaresFormação de Condutores de VeículosFunerárias 

Hotéis e Alojamentos

Indústria e Construção Civil

Informação e Comunicação

Lavanderia

Manutenção e Reparação de Veículos e de Objetos e Equipamentos

Missas e Serviços Religiosos

Museus, Centros Culturais, Ateliês, Bibliotecas, Arquivos e similares

Organizações Associativas (Conselhos, Sindicatos, Partidos, MTG etc)

Parques Temáticos, de Aventura, de Diversão, Aquáticos, Naturais, Jardins Botânicos, Zoológicos e outros atrativos turísticos

Postos de Combustível

Restaures, Bares, Lanchonetes, Sorveterias e similares

Serviços de Higiene Pessoal e Beleza (cabelereiro, barbeiro e estética)

Serviços de Utilidade Pública (Energia, Água, Esgoto e outros)

Serviços Domésticos, de Manutenção e Limpeza de condomínios e residências

Serviços Públicos e Administração Pública

Transporte Coletivo

Transporte de carga

Transporte Rodoviário

Vigilância e Segurança

Publi Sabor Gaúcho
Side3

Acompanhe no Facebook

Posts Relacionadoas