Covatti Filho: Prejuízo na região já chega a R$ 500 milhões

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A falta de chuva já vem causando prejuízos na agricultura regional. A estimativa, conforme o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, a região já tem perdas estimadas em R$ 500 milhões. Segundo Covatti Filho, a região norte e noroeste do Estado é a mais afetada pela falta de chuva. A afirmação foi feita durante entrevista a Rádio Gaúcha nesta terça-feira, 27.

– Principalmente a região noroeste, municípios que fazem divisa com Santa Catarina. Minha própria cidade, Frederico Westphalen, Ametista do Sul, Alpestre, aquela região que vai até Três Passos, teve uma perda muito significativa, porque é uma região muito peculiar. Tem milho, feijão, aveia, viticultura, citricultura, e prejuízos bem significativos – disse.

Questionado sobre a possibilidade de ter aumento nos preços, Covatti Filho não descartou essa possibilidade. Entretanto, o Secretário Estadual declarou que poderá contar com o auxílio do Ministério da Agricultura para minimizar os impactos da falta de chuva.

– Pode afetar e afeta muito. Estamos muito preocupados com a silagem. Tu não tendo o alimento, vai ter que buscar ração no mercado, aumentar o custo de produção e, por consequência, aumentar o produto final. Há uma reação em cadeia que nos deixa muito preocupados. Estamos fazendo movimentos já nos prevenindo. Estou falando com a Ministra (da Agricultura) Tereza Cristina, para trazer 100 mil toneladas de milho para o Rio Grande do Sul, com foco nos pequenos produtores, para tentar diminuir essa curva, que pode acrescer o preço e o consumidor final ver a consequência nas gôndolas do supermercado – frisou.

Por: Folha do Noroeste

Doce Sabor
Side3

Acompanhe no Facebook

Posts Relacionadoas

Morre o argentino Diego Maradona

O jornal argentino Clarín, informa em seu portal a morte do ex-atleta argentino Diego Maradona. Segundo o portal e o canal de televisão CNN Brasil,