Entenda porque a Secretaria Estadual de Saúde registrou dois casos de Covid-19 para Erval Seco

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul emitiu nesta quarta-feira, 22, um comunicado para o município de Erval Seco informado dois novos casos de Covid-19. A inclusão dos novos pacientes,  se da em razão de que eles constam  no sistema do E-SUS que são natural da cidade, porém não residem no município algum tempo. Um paciente é do estado de Santa Catarina e outro de uma cidade gaúcha.

O que é como funciona o e-SUS

e-SUS AB é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas UBSs. Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde. Estão inclusos:

  • Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): para agendar consultas e registrar as informações sobre o atendimento do paciente na UBS;
  • Coleta de Dados Simplificada (CDS): com ela, é possível fazer o cadastro individual e domiciliar, e criar fichas de atendimento médico, odontológico e de atividades coletivas;
  • Atenção Domiciliar (AD): aplicativo para dispositivos móveis.

A Secretaria Municipal de Saúde lançou a nota explicando o caso e sobre os dois casos confirmados. Para explicar o porque desta inclusão no sistema oficial do governo gaúcho, a Rádio Avenida FM conversou com a Médica do município Andréa de Souza esclarecendo sobre esses dois novos casos para Covid-19 registrados para o município. Andréa ainda relatou sobre os quatro casos confirmados em Erval Seco que já estão recuperados. A médica enfatizou sobre a testagem de pacientes que o município vem realizando, segundo ela Erval Seco possui testes rápidos e também os Swab e que seguem um padrão te dias para a realização dos mesmos, sendo que até o momento todos os testes rápidos oberam sucesso no resultado.

Ouça a entrevista na íntegra:

Doce Sabor
Side3

Acompanhe no Facebook

Posts Relacionadoas