O número de pessoas, que contraíram o coronavírus e se recuperaram da doença, passou de 100 mil no Rio Grande do Sul. O último levantamento divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, na segunda-feira (24), mostra que o estado tem quase 110 mil casos confirmados, sendo que 101.677 pacientes estão recuperados (92%). Já o total de mortes chegou a 3.102.
Cientistas ainda não sabem se quem teve a Covid-19 pode pegar de novo a doença. Essa semana, pesquisadores chineses relataram o caso de um paciente de Hong Kong que foi infectado de novo pelo coronavírus, quatro meses e meio depois da primeira infecção.
Mas a Organização Mundial da Saúde alerta que é importante não tirar conclusões precipitadas e que os casos de reinfecção não parecem ser algo comum.
“A gente não tem essa ideia, ainda desconhece ao certo quanto, qual é o tamanho das defesas que nós vamos montar quando a gente for contaminado. E quanto tempo essas defesas, se a gente conseguir montar, quanto tempo elas vão durar para nossa proteção”, afirma o chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Sprinz.
Por enquanto, o caminho é investir na prevenção: manter distância física de outras pessoas, sair de casa sempre com máscara, e lavar as mãos ou usar álcool gel frequentemente.
Com Informações G1/RS