Primavera chega com sol e clima ameno em todo o Estado

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O último dia deste inverno começa com tempo ensolarado em boa parte do Rio Grande do Sul. Conforme a Somar Meteorologia, Porto Alegre terá céu claro e temperaturas entre 7ºC e 19ºC na segunda (21) e na terça (22), neste dia já com a chegada da primavera. Na quarta (23), os termômetros sobem e marcam entre 12ºC e 26ºC. O céu poderá ficar nublado na Capital em alguns momentos na quarta, mas não há previsão de chuva.

O tempo também será firme na Metade Sul do Estado.  Fará um pouco mais de frio na serra gaúcha. Em Caxias do Sul, haverá geada na manhã de segunda-feira, e os termômetros não passarão de 15ºC. Apenas na quarta-feira o clima esquentará um pouco mais, com mínimas em 12ºC e máximas em 22ºC.

Nas regiões mais centrais e ao Norte do Estado, as temperaturas sobem ainda mais. Em Santa Maria e Ijuí, chegará a fazer 26ºC na terça-feira. Já no Litoral, o clima será mais ameno. Na terça-feira, a previsão é de ventos de 27km/h, reduzindo o efeito do calor. Os termômetros marcarão de 9ºC a 15ºC em Tramandaí.

A primavera de 2020 se inicia às 10h31min de 22 de setembro, e a nova estação poderá trazer extremos nas temperaturas em um único dia e nos acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Isso porque está em formação o fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial.

Nos próximos meses, o fenômeno influenciará diretamente na ocorrência de menos chuva na região Sul do Brasil ao provocar uma mudança na dinâmica dos ventos e, consequentemente, no transporte de umidade. Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Somar Meteorologia, o sinal estará amarelo para a estiagem no Estado por conta das chuvas abaixo da média. Pela atual conjuntura, explica Cátia, a Metade Sul e o Oeste gaúcho, por já estarem com menos chuva, deverão ser as regiões mais afetadas.

Com informações GauchaZH

Doce Sabor
Side3

Acompanhe no Facebook

Posts Relacionadoas