RS seguirá vacinando adolescentes contra Covid-19 enquanto tiver doses da Pfizer

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou, nesta sexta-feira, que seguirá vacinando adolescentes sem comorbidades enquanto houver estoque da vacina Pfizer, a única autorizada pela Anvisa para aplicação em pessoas de 12 a 17 anos. Em justificativa, a pasta citou a importância da imunização deste público para conter a pandemia. Na última quarta-feira, uma remessa do imunizante para a primeira aplicação em adolescentes foi distribuída a todos os municípios gaúchos.

Um outro lote recebido nessa quinta-feira, de 191.880 doses da Pfizer, permanecerá guardado Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). De acordo com a SES, a remessa não será distribuída às regiões de imediato, “para que se mantenham mais tempo congeladas na Ceadi”.

“Os municípios ainda têm doses de Pfizer em estoque. Vamos entregá-las na próxima semana para diminuir o risco de perda de vacinas”, justificou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Na noite de quarta-feira, o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa suspendendo a recomendação da vacinação para adolescentes sem comorbidades. A posição contraria a indicação feita pela pasta duas semanas atrás. Agora, o ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, defende apenas a aplicação da Pfizer em jovens com comorbidades, com deficiências ou ou que estejam privados de liberdade. A nova recomendação foi criticada por entidades da saúde, como a de Infectologia e de Imunizações e a Anvisa.

*Por: Correio do Povo

Foto: Guilherme Almeida

Publi Sabor Gaúcho
Side3

Acompanhe no Facebook

Posts Relacionadoas