José Ramos, historiador e escritor, morre aos 89 anos
O velório e as homenagens ocorre no plenário da Câmara de Vereadores do município de Erval Seco.
Publicado em 30/08/2023 às 16:52
Atualizado em 30/08/2023 às 17:34
Capa José Ramos, historiador e escritor, morre aos 89 anos

Faleceu na tarde desta quarta-feira, 30, aos 89 anos, José Jadres Ramos. O escritor, historiador e emancipacionista do município de Erval Seco estava internado no Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen. A confirmação da morte foi realizada pelo filho, Rui Ramos.

José Ramos é dos munícipes que recebeu no ano de 2022, a Medalha da Assembleia Legislativa, homenagem concedida pela sua atuação, ao longa da história, em prol da comunidade ervalsequense e pela sua postura em defesa da democracia na época da ditadura. O historiador também era colecionador de artigos de cunho histórico, e era procurado por estudantes, escolas e entidades para colaborar em suas pesquisas. O velório ocorre a partir das 19h no plenário da Câmara de Vereadores de Erval Seco. Nesta quinta-feira, 31, atos religiosos será realizado ás 11h e logo após sepultamento. 

Sua trajetória

José nasce na cidade de Manoel Viana/RS. Fixou residência em Erval Seco desde os anos de 1960; atuou como funcionário público na Brigada Militar até exonerar-se em 1963 e passar a atuar como agricultor. Sua exoneração se deu pelo fato de a ditadura tentar remove?-lo de Erval Seco e sentindo-se perseguido, exonerou-se para permanecer na cidade.

No ano de 1960 casou-se com Odila Cardozo Ramos (in memoriam) com quem teve seis filhos, treze netos e seis bisnetos.

Ainda participou ativamente do processo de emancipação de Erval Seco em 1964. Na sua trajetória na vida pública, ocupou vários cargos públicos de relevância, tendo sido candidato a prefeito; secretário municipal de várias pastas.

Publicado por

Foto Rádio Avenida
Rádio Avenida
Fotos