Alerta sanitário para a região abrange municípios de Erval Seco, Redentora e Dois Irmãos das Missões
Nesta segunda-feira, 04, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura de Erval Seco, Talia Milani falou sobre o alerta e orientações para os produtores rurais locais.
Publicado em 04/09/2023 às 11:45
Atualizado em 04/09/2023 às 11:49
Capa Alerta sanitário para a região abrange municípios de Erval Seco, Redentora e Dois Irmãos das Missões

O alerta sanitário publicado nesta quarta-feira, 30, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, por meio do Departamento de Defesa Agropecuária – Divisão de Defesa Sanitária Animal, informa a ocorrência de focos de raiva herbívora nos municípios de Campo Novo, Redentora e Dois Irmãos das Missões.

O alerta abrange também os municípios vizinhos aos que registraram casos. São eles: Coronel Bicaco, São Martinho, Sede Nova, Humaitá, Bom Progresso, Braga, Santo Augusto, Alegria, Boa Vista do Buricá, Miraguaí, Nova Candelária, Crissiumal, Três Passos e Tenente Portela.

Considerando o número de focos de raiva herbívora observados neste ano na região e que a enfermidade se controla de forma preventiva, o departamento reitera a necessidade da vacinação e revacinação nos animais suscetíveis.

O alerta sanitário ainda destaca que, considerando o grande número de agressões nos animais em localidades destes municípios sem o conhecimento e a identificação de refúgios (locais onde os morcegos se abrigam), reitera-se a necessidade da identificação e a localização de novos refúgios.

A fiscal estadual reforça que cada produtor é responsável pela a vacinação do seu rebanho. A aquisição das doses deve ser feita junto às agropecuárias. Orienta-se que, após a aplicação da primeira dose, seja feito um reforço no prazo de 21 dias.

Em maio deste ano, um alerta sanitário já havia sido divulgado por conta da identificação de focos de raiva herbívora na região. Em Redentora, por exemplo, houve a morte de animais tendo sido afetados bovinos de 14 propriedades. 

>Nesta segunda-feira, 04, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura de Erval Seco, Talia Milani falou sobre o alerta e orientações para os produtores rurais locais. Clique e ouça

Publicado por

Foto Rádio Avenida
Rádio Avenida
Fotos